GEOGRAFIA: TEORIA E PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BRANDÃO, C. Território e desenvolvimento: as múltiplas escalas entre o local e o global. 2. ed. Campinas, SP: Ed. UNICAMP, 2012.
CALLAI, H. C. A formação do profissional da geografia. 2. ed. Ijuí, RS: Ed. UNIJUÍ, 2003. (Col. Livros de Bolsa).
CORRÊA, R. L. Espaço: um conceito-chave da Geografia. In: CASTRO, I. E. de et al (Orgs.). Geografia: conceitos e temas. 11. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008. p. 15-47.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 12 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
______. Segunda carta – Do direito e do dever de mudar o mundo. In: ______. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Ed. UNESP, 2000. p. 53-63.
______. Sétima carta – De falar ao educando e a falar a ele e com ele; de ouvir o educando a ser ouvido por ele. In: ______. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D’Água. p. 85-92.
______. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.
LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 21. ed. São Paulo: Loyola, 2006. (Col. Educar, v. 1).
SANTOS, M. Espacio y metodo. Geocrítica – Cuadernos Críticos de Geografía Humana, Universitad de Barcelona, ano 12, n. 65, sep. 1986. [versión digital]. Disponível em: . Acesso em: 1 ago. 2019.
______. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 16. ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.
SAQUET, M. A. Consciência de classe e de lugar, práxis e desenvolvimento territorial. Rio de Janeiro: Consequência, 2017.
______.; SPOSITO, E. S. (Orgs.). Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. 2. ed. Rio de Janeiro: Consequência, 2015.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003. (Col. Educação contemporânea).
SILVA, O. A. da; SANTOS, E. C. S.; COELHO NETO, A. S. (Orgs.). Identidade, território e resistência. Rio de Janeiro: Consequência, 2014.
SPOSITO, E. S. Geografia e filosofia: contribuição para o ensino do pensamento geográfico. São Paulo: Ed. UNESP, 2004.
SOUZA, M. L. de. Dos espaços de controle aos territórios dissidentes: escritos de divulgação científica e análise política. Rio de Janeiro: Consequência, 2015.
STÜRMER, A. B. As tic’s nas escolas e os desafios no ensino de geografia na educação básica. Geosaberes, Fortaleza, UFC, v. 2, n. 4, dez. 2011a, p. 3-12. Disponível em: . Acesso em: 03 ago. 2019.
______. Democracia e participação na escola pública. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, UFSCar, v. 5, n. 2, p. 124-135, 2011b. Disponível em: . Acesso em: 5 ago. 2019.
______. Geografia interdisciplinar e desenvolvimento territorial. Geosaberes, Fortaleza, UFC, v. 8, n. 16, set./dez. 2017a. p. 69-80. Disponível em: . Acesso em: 31 jul. 2019.
______. Território: usos e significados de um conceito. Espaço Acadêmico, Maringá, PR, UEM, v. 17, n. 199, dez. 2017b. p. 80-90. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2019.
______. Desenvolvimento na Visão Geográfica: Espaço Território e Sociedade. In: ENCONTRO DE GEOGRAFIA DA UNIOESTE E ENCONTRO DE GEOGRAFIA DO SUDOESTE DO PARANÁ, ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA, 21., 2018, Francisco Beltrão, PR. Anais eletrônicos... Francisco Beltrão, PR: UNIOESTE, 2018. 9p. Disponível em: . Acesso em: 5 ago. 2019.
______. Interseções entre educação e política na obra de Demerval Saviani. Diaphonía, Toledo, PR, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), v. 5, n. 2, 2019. Disponível em: . Acesso em: 3 ago. 2019.
______. "Consciência de classe e de lugar, práxis e desenvolvimento territorial" de Marcos Aurelio Saquet [Resenha]. Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, FEE, n. 33, jun. 2019, p. 114-119. Disponível em: . Acesso em: 3 ago. 2019.
______.; BOTTON, E. A. Geografia interdisciplinar e desenvolvimento territorial. In: FOLMER, I.; MEURER, A. C. (Orgs). Territórios em movimento. São Leopoldo, RS: Oikos, 2019. p. 230-234.
______.; FERREIRA, L. S. A gestão democrática nas escolas públicas de Santa Catarina. Educação, Santa Maria, UFSM, v. 35, n. 1, jan./abr. 2010, p. 155-168. Disponível em: . Acesso em: 3 ago. 2019.
VESENTINI, J. W. Conceitos básicos da Geografia. Produção: Ed. Abril Educação, 25 mar. 2010. Web aula. 06’38”. Disponível em: . Acesso em: 1 jul. 2019.
DOI: https://doi.org/10.38187/regeo
| |
|
|
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. |