O TRATAMENTO TEÓRICO DO TEMPO NA GEOGRAFIA: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS

  • Alberto Daniel Vazquez Universidad Nacional da Patagônia San Juan Bosco, Comodoro Rivadávia - Argentina http://orcid.org/0000-0002-8838-4971
  • Angela Maria Endlich Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Resumo

O texto decorre da realização de um seminário de tese, ministrado pelos autores na Universidade Estadual de Maringá. A proposta baseia-se no reconhecimento da necessidade de deter-nos em como tratar o tempo na Geografia. Com base na revisão de bibliografia e nas reflexões que surgem das próprias pesquisas dos autores, o artigo busca trazer o assunto para os proponentes de pesquisas em Geografia, sem pretender realizar uma abordagem que se aplique a todas as pesquisas, mas de aportar com algumas contribuições e reflexões. Além de recuperar considerações gerais sobre diferentes perspectivas na consideração do tempo na Geografia, o artigo enfoca a prática concreta da pesquisa e as diferentes possibilidades em relação ao tratamento do tempo nessa prática. Possibilidades que mostram a existência de diversos níveis de profundidade na consideração do tempo e derivam em exemplos e sugestões sobre os processos de recortá-lo, além de abordar o tratamento de tempos múltiplos e as aproximações aos espaços-tempo vividos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Daniel Vazquez, Universidad Nacional da Patagônia San Juan Bosco, Comodoro Rivadávia - Argentina

Doutor em Geografia. Co-diretor do Departamento de Geografia da Universidade Nacional da Patagônia San Juan Bosco (UNPSJB). Membro do Instituto de Pesquisas Geográficas da Patagônia (IGEOPAT) e do Grupo de Pesquisa em Geografia, Ação e Território (GIGAT). Professor adjunto da cátedra Geografia Regional Argentina e Chefe de trabalhos práticos das cátedras Metodologia da Pesquisa Geográfica e Geografia Econômica Argentina (UNPSJB).

Angela Maria Endlich, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Campus Presidente Prudente (2006). Pós-doutorado pela Universidade de Barcelona (2013-2014). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Geografia (DGE) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PGE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Publicado
2019-12-15
Seção
Artigos