SEGURANÇA PÚBLICA EM PEQUENAS CIDADES DO NORTE DO PARANÁ / PUBLIC SECURITY IN SMALL TOWNS OF NORTHERN PARANA
Palavras-chave:
Cidade pequena, segurança pública,
gastos municipais, taxas de homicídios.
Resumo
O artigo contempla alguns aspectos da pesquisa realizada junto ao curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e tem como objetivo abordar a segurança pública nas pequenas cidades do Norte do Estado do Paraná. Neste trabalho foram analisados os gastos municipais e as taxas de homicídios. Os procedimentos passam pelo levantamento bibliográfico e de dados secundários, sendo os gastos municipais pela base do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e as taxas de homicídios construídas a partir do Datasus, pelo Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde doGoverno Federal. Os resultados comprovam a existência de ocorrências que geram insegurança em pequenas cidades. Apesar disso, foi observado pouco investimento público municipal com segurança
pública, colaborando com a perspectiva de que o número de habitantes não define se a cidade é segura ou não para se viver.
Publicado
2017-09-06
Edição
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).