O que é estrangeirização da terra? Breves apontamentos para compreender o processo de apropriação do território por estrangeiros / What is land foreignization? Brief appointments to understand the process of appropriation of the territory by foreigners

Lorena Izá Pereira

Resumo


Do mesmo modo que há uma intensificação da corrida mundial por terras há um aumento de pesquisas e publicações sobre o processo de land grabbing, land rush e estrangeirização da terra, o que possibilita a geração de equívocos e discursos referente a este processo, como a abordagem de land grabbing como sinônimo de estrangeirização da terra. Neste sentido, o objetivo desde trabalho é expor uma construção teórica que permite o entendimento da estrangeirização de terras como um elemento de um processo global de controle de terras, onde a convergência de crises é o principal impulsionador do processo. Compreendemos o controle de terras ao poder de controlar o território (multidimensional e multiescalar) e os recursos a esta associados com a intenção de obter benefícios a partir desse controle, a estrangeirização da terra é o controle do território pelo capital estrangeiro. Esses processos envolvem a territorialização do capital e a desterritorialização e reterritorialização de comunidades camponesas.


Texto completo:

PDF


DOI (PDF): http://dx.doi.org/10.14393/RCT122602

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.