A ESCRITA DE CABEÇA PARA BAIXO: um estudo sobre a prática docente
Resumo
THE HEAD DOWN WRITING: a study on the teaching practice
ESCRITURA DE LA CABEZA ABAJO: un estudio sobre la práctica docente
Esse artigo refere-se à experiência vivenciada numa sala de aula multisseriada, de uma escola pública localizada na zona rural de um município do interior da Bahia, com um aluno que apresentava dificuldades de leitura e de escrita (escrevia de cabeça para baixo), durante o ano letivo de 2006. Foram utilizadas como instrumentos a observação e a entrevista. Através dos resultados, observou-se que foi preciso uma mudança na prática pedagógica da professora, envolvendo o aluno nas atividades desenvolvidas na sala de aula de forma que este pudesse interagir com os colegas. Durante a intervenção este aluno passou a escrever no ângulo correto do caderno, mas ainda não lia o que escrevia.
Palavras-chave: Escrita; Problema de Aprendizagem; Formação Docente.
ABSTRACT
This
article refers to an experience lived in a multilevel classroom, a
public school located in a rural town in the interior of Bahia, with a
student who had difficulties in reading and writing (writing upside down
) During the 2006 school year. The instruments used were observation
and interview. From these results, we found that it took a change in the
teacher's practice, involving students in activities in the classroom
so that it could interact with colleagues. During the intervention these
students went on to write the book at the correct angle, but still did
not read what she wrote.
Keywords: Writing; Learning Problem; Formation Educational.
RESUMEN
Ese
artículo se refiere a un experiencia vivenciada en un salón de clases
de niveles múltiples, una escuela pública situada en un pueblo rural en
el interior de Bahía, con un estudiante que había dificultades en la
lectura y la escritura (escritura al revés) durante el año escolar 2006.
Los instrumentos fueron utilizados como la observación y la entrevista.
De estos resultados, encontramos que tuvo un cambio en la práctica del
docente, participación de los estudiantes en las actividades en el aula
para que pueda interactuar con sus colegas. Durante la intervención
estos estudiantes se dedicaron a escribir el libro en el ángulo
correcto, pero todavía no he leído lo que escribió.
Palabras clave: Escritura; Problema de Aprendizaje; Formación Docente.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549.v3n11p361-374
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
ISSN 2446-6549
INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:
DOAJ | Periódicos CAPES | CLASE | BIBLAT | REDIB | LATINDEX | DIADORIM | SUMÁRIOS.ORG | RCAAP | CROSSREF | Google Scholar | LivRe!| LatinREV | Actualidade Iberoamericana | ResearchBib | OAJI.net | Scilit | DRJI | PBN | Scientific Indexing Services | PKP INDEX | OpenAIRE | Open Science Diretory - EBSCO | AGORA-FAO |Biblioteke Virtual | JIFACTOR | MIAR | JOURNAL FACTOR |