Relação espaço, cidade e educação: delineando possibilidades de pesquisa entre educação e geografia

  • Lucilene Ferreira Almeida Universidade Federal do Acre

Resumo

Apresentamos neste artigo alguns apontamentos sobre uma pesquisa cuja proposta articula as áreas de educação e geografia, a partir de uma política educacional na cidade de Rio Branco, capital do estado do Acre: o zoneamento escolar, e sua relação com o contexto socioeconômico dos alunos citadinos. Nesse sentido, apresentamos algumas questões de fundo teórico para em seguida descrevermos a metodologia e alguns resultados da pesquisa realizada. Procuramos demonstrar a possibilidade e importância de relação entre indicadores educacionais, como Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), Seape/AC (Sistema Estadual de Avaliação da Aprendizagem do Acre), Inse (Índice de Nível Socioeconômico), ICME (Indicador da Condição Material da Escola) e Indicador de Adequação da Formação Docente, com o contexto socioespacial dos alunos, para analisar resultados de políticas e ações do Estado. Evidenciamos que o contexto urbano em suas múltiplas formas de desigualdades, exerce um peso nos resultados educacionais, de modo que as origens socioeconômicas dos alunos têm impacto sobre seu contexto educacional, principalmente por seu capital (cultural econômico e social). 

Biografia do Autor

Lucilene Ferreira Almeida, Universidade Federal do Acre

Graduada em Geografia, pela Universidade Federal do Acre. Mestre em Geografia, pela Universidade Estadual Paulista – Unesp. Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Paraná – UFPR.

Professora Adjunta do Centro de Filosofia e Ciências Humanas - Área de Geografia, da Universidade Federal do Acre.

Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Geografia e desiguladades educacionais e urbanas.

Publicado
08/08/2017
Como Citar
ALMEIDA, Lucilene Ferreira. Relação espaço, cidade e educação: delineando possibilidades de pesquisa entre educação e geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 8, n. 15, p. 154 - 172, ago. 2017. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/558>. Acesso em: 12 nov. 2018.
Seção
ARTIGOS

Palavras-chave

Educação; Geografia; Cidade