Relação espaço, cidade e educação: delineando possibilidades de pesquisa entre educação e geografia
Resumo
Apresentamos neste artigo alguns apontamentos sobre uma pesquisa cuja proposta articula as áreas de educação e geografia, a partir de uma política educacional na cidade de Rio Branco, capital do estado do Acre: o zoneamento escolar, e sua relação com o contexto socioeconômico dos alunos citadinos. Nesse sentido, apresentamos algumas questões de fundo teórico para em seguida descrevermos a metodologia e alguns resultados da pesquisa realizada. Procuramos demonstrar a possibilidade e importância de relação entre indicadores educacionais, como Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), Seape/AC (Sistema Estadual de Avaliação da Aprendizagem do Acre), Inse (Índice de Nível Socioeconômico), ICME (Indicador da Condição Material da Escola) e Indicador de Adequação da Formação Docente, com o contexto socioespacial dos alunos, para analisar resultados de políticas e ações do Estado. Evidenciamos que o contexto urbano em suas múltiplas formas de desigualdades, exerce um peso nos resultados educacionais, de modo que as origens socioeconômicas dos alunos têm impacto sobre seu contexto educacional, principalmente por seu capital (cultural econômico e social).
Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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