A DIVERSIDADE DE EXPERIÊNCIAS DE RECUPERAÇÃO FLORESTAL PRATICADA POR AGRICULTORES FAMILIARES DO NORDESTE DO PARÁ
Resumo
Os agricultores familiares do Nordeste do Pará tradicionalmente desenvolvem práticas de recuperação florestal em seus lotes, e mais recentemente vem adaptando-as. Nesta pesquisa buscou-se realizar uma caracterização dos tipos de recuperação florestal, analisando a existência de relações entre os tipos praticados e as percepções ambientais destes sujeitos. Para isso, a pesquisa apoiou-se em princípios da interdisciplinaridade e da abordagem sistêmica, e assim realizou um levantamento de sessenta experiências em quatro municípios da Mesorregião Nordeste do Pará, Brasil. A partir da realização de uma tipologia da recuperação florestal compreendeu-se as peculiaridades dessas experiências, destacando as principais percepções e motivações dos agricultores. Assim, foram encontrados cinco principais tipos de recuperação florestal praticados na região: Regeneração natural, Quintal agroflorestal e os três tipos de sistemas agroflorestais (Pouco diversificado, Diversificado e Altamente diversificado). Concluiu-se, portanto, que existe um quadro de recuperação florestal no Nordeste do Pará inspirado em novas percepções socioambientais e motivações de diferentes ordens. Esse movimento de recuperação florestal parece apontar um novo caminho produtivo para a Amazônia Oriental.
Downloads
A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.