Climatologia: uma abordagem em sala de aula
Resumo
O ensino de Geografia vem experimentando metodologias
alternativas a fim de torná-lo mais atraente aos alunos. O desafio do
licenciado, por vezes limitado pelas dificuldades estruturais das
escolas e pela própria resistência dos alunos, reside na busca de
interagir com o educando dentro de sua realidade cotidiana. Este artigo
apresenta uma maneira de abordar assuntos como climatologia em sala de
aula com o uso de planilhas eletrônicas. O trabalho foi desenvolvido no
laboratório de informática da Escola Estadual de Ensino Médio Fernando
Ferrari, de Campo Bom, RS a partir de dados climatológicos deste
município, referentes ao período compreendido entre os anos de 1985 e
2010. Os dados foram manipulados pelos alunos a fim de comparar os
resultados obtidos com dados divulgados em trabalhos científicos e pela
mídia em geral. Paralelamente, os estudantes foram incentivados a buscar
opiniões junto a antigos e jovens moradores do município sobre questões
relacionadas. Ao final dos trabalhos, percebeu-se a empolgação da quase
totalidade dos alunos a partir do engajamento e das respostas dos
mesmos frente aos desafios propostos. Os estudantes também puderam
compreender a complexidade dos fenômenos climáticos, suas relações com a
Geografia e sua importância na vida cotidiana. Certamente estes alunos
passarão a encarar as aulas de Geografia de maneira bastante diferente.
Palavras-chave
ensino de Geografia; metodologia de ensino; climatologia em sala de aula.
Texto completo:
PDFCaderno Prudentino de Geografia - ISSN: 2176-5774
Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Local Presidente Prudente