MODELO DE PROPENSÃO A OCUPAÇÕES IRREGULARES EM LINHAS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
Resumo
O sistema de transmissão de energia elétrica demanda restrições quanto a utilização de suas áreas adjacentes devido a alta-tensão dos cabos de energia. Apesar das restrições serem instituídas por lei, há um crescente número de ocupações irregulares nestas áreas. Considerando a finalidade de monitoramento e gestão nas faixas de servidão - áreas adjacentes à linha de transmissão - os recursos geotecnológicos são fontes eficiente de reconhecimento físico territorial e de apoio à decisão visando a ocupação segura e legal. O estudo apresentado auxilia na detecção das invasões já ocorridas em um trecho de transmissão localizado no Estado de Santa Catarina, gerenciado pela Eletrosul Centrais Elétricas, e indica por meio de um princípio metodológico, as áreas que atraem novas invasões. A atratividade foi gerada a partir do estabelecimento de pesos para as quatro variáveis consideradas determinantes para ocupação, a citar a)Uso e ocupação do solo, b) Proximidade das vias, c) Declividade e d) Distanciamento das torres. O produto final caracterizou o mapeamento de propensão à invasão que possibilita desenvolver ações preventivas pela concessionária Eletrosul e que se intensificam nos locais da faixa de servidão apontados com alta propensão à invasão.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.