As UPPs, as Elites e a Imprensa: militarização e consumo no processo de “pacificação” de favelas do Rio de Janeiro
Resumo
O artigo aborda as relações entre a agenda midiática e a agenda
política da segurança pública no Rio de Janeiro. Analisa a construção
simbólica das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) nos discursos dos
jornais O Globo e Extra, tomando o conceito de representação social como
estratégia teórico-metodológica para abordar o problema da “violência
urbana”. Como resultado, observa a hibridização dos discursos de
militarização e de consumo nas relações entre a segurança pública, as
elites e a imprensa na conjuntura que faz do Rio de Janeiro uma “cidade
de negócios” orientada para os “megaeventos” esportivos, uma cidade onde
o medo da violência física e os sonhos dos consumidores fecham conexões
de sentido com a demanda de manutenção da ordem pública.
Palavras-chave
UPP. Pacificação. Imprensa. Militarização. Consumo.
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