A PAISAGEM NO ENSINO DA GEOGRAFIA: BREVES REFLEXÕES PARA DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Ana Beatriz Câmara Maciel, Fabio Daniel Pereira Marinho

Resumo


Este artigo tem como objetivo refletir sobre os conceitos de paisagem, procurando analisar os erros existentes quanto ao estudo deste conceito na disciplina de geografia, propondo, também, reflexões e desafios que sejam mais concernentes a própria evolução da ciência geográfica na atualidade, tendo como público alvo professores do ensino fundamental II. Desta forma, o presente artigo teve como objetivo analisar como está sendo abordado do conceito de paisagem nas escolas e se os docentes estão realizando as adequações necessárias as discussões mais atuais relacionados à paisagem geográfica, decorrentes do acúmulo e da evolução do conhecimento científico no último século. Busca-se, desta forma, trazer contribuições para se romper com o estudo estático da paisagem, bem como auxiliar na construção de abordagens de ensino mais dinâmicas e interativas com a realidade socioespacial vivenciada pelo aluno, permitindo que o ensino da Geografia nas escolas esteja colaborando para a formação crítica dos cidadãos perante a sociedade. Essa formação crítica obedece à fundamental relação entre sociedade-natureza na qual surge à crise ambiental mundial.

Palavras-chave


Paisagem; Ensino da Geografia; Ensino Fundamental II.

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page
ISSN: 1982-3878




Este periódico está indexado nas bases: