A PAISAGEM NO ENSINO DA GEOGRAFIA: BREVES REFLEXÕES PARA DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre os conceitos de
paisagem, procurando analisar os erros existentes quanto ao estudo deste
conceito na disciplina de geografia, propondo, também, reflexões e
desafios que sejam mais concernentes a própria evolução da ciência
geográfica na atualidade, tendo como público alvo professores do ensino
fundamental II. Desta forma, o presente artigo teve como objetivo
analisar como está sendo abordado do conceito de paisagem nas escolas e
se os docentes estão realizando as adequações necessárias as discussões
mais atuais relacionados à paisagem geográfica, decorrentes do acúmulo e
da evolução do conhecimento científico no último século. Busca-se,
desta forma, trazer contribuições para se romper com o estudo estático
da paisagem, bem como auxiliar na construção de abordagens de ensino
mais dinâmicas e interativas com a realidade socioespacial vivenciada
pelo aluno, permitindo que o ensino da Geografia nas escolas esteja
colaborando para a formação crítica dos cidadãos perante a sociedade.
Essa formação crítica obedece à fundamental relação entre
sociedade-natureza na qual surge à crise ambiental mundial.
Palavras-chave
Paisagem; Ensino da Geografia; Ensino Fundamental II.
Texto completo:
PDFISSN: 1982-3878




