Apontamentos sobre experiências contemporâneas femininas de migrações e trabalho/Notes on feminine contemporary experiences of migration and work
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO28.24393Resumo
A feminização das migrações foi compreendida, nos últimos anos, como uma das principais tendências do século XXI. O objetivo deste artigo é investigar tal processo, dando relevância para as conexões possíveis de serem estabelecidas com o conjunto da reprodução social. Para isso, consideramos as trajetórias de mulheres bolivianas que se inseriram em oficinas de costura na cidade de São Paulo. As experiências femininas de migração podem ser compreendidas como conteúdo concreto da crise contemporânea de reprodução do capital que se desdobra, simultaneamente, em crise do trabalho e da reprodução.
Palavras-chave: feminização das migrações, crise do trabalho, migração boliviana.
ABSTRACT
Over the last years, the feminization of migrations has been considered one of the main social trends of the 21st century. The present paper investigates this process, underlining possible connections with social reproduction as a whole, through the analysis of Bolivian female migration trajectories. Feminine migratory experiences can be understood as a concrete content of the contemporary crisis of capital reproduction that simultaneously unfolds as a crisis of labor and reproduction.
Keywords: feminization of migrations, labor crisis, Bolivian migration.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).