Adaptando o jogo "Perfil" para as aulas de recreação e geografia
Resumo
Este artigo faz uma abordagem multidisciplinar sobre as aplicações de um jogo (Perfil) utilizado nas aulas de Recreação e Geografia de turmas dos Cursos Técnicos em Hospitalidade e Guia de Turismo, da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch. Os referidos cursos são de nível médio profissionalizante, da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), localizada no Rio de Janeiro. Objetiva-se, com este estudo, desenvolver reflexões sobre as estratégias de aplicações deste jogo, destinado para o público juvenil e adaptado para ser utilizado em ambiente escolar. Tendo em vista que esta atividade lúdica é indicada para essa faixa etária, foi feita uma pesquisa de campo com os alunos dessas turmas, que participaram desse jogo, nas aulas de recreação e Geografia. O resultado dessa pesquisa indicou que as estratégias utilizadas nas práticas dessa atividade lúdica são favoráveis para desenvolver esse e outros jogos recreativos na formação de profissionais dos referidos cursos.Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).