Papel dos sujeitos sociais envolvidos no processo avaliativo de livros didáticos de geografia para as séries iniciais do ensino fundamental I
Resumo
Este artigo tem como preocupação central discutir o papel dos sujeitos sociais envolvidos no processo avaliativo dos livros didáticos voltados ao ensino fundamental I, indicando contradições existentes em suas atuações. Esta caracterização baseou-se em referenciais teóricos, documentos oficiais e alguns depoimentos de professores da cidade de Fortaleza que foram coletados por mim em vivências pedagógicas. Percebe-se que atuam na edição, seleção, escolha e distribuição dos livros, segmentos sociais com interesses distintos que deixam a desejar na construção de critérios e no uso de ferramentas que permitam avaliação adequada dos livros didáticos de Geografia.
Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).