PERSPECTIVAS TEÓRICAS SOBRE DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Resumo
O debate sobre o desenvolvimento regional desigual se consolidou como um tema de grande importância na literatura que aborda o crescimento e o desenvolvimento econômico. Teorias foram e são formuladas com a finalidade de explicar e corrigir os desequilíbrios regionais, alcançando influência tanto no âmbito do ambiente acadêmico quanto no das políticas públicas. A esse respeito, o objetivo deste artigo é apresentar uma síntese de algumas abordagens teóricas que trabalharam, direta ou indiretamente, com o tema, desde as clássicas até às contemporâneas. Para isso, a produção teórica foi divida em três partes, sendo elas: teorias espaciais ou da localização, teorias clássicas de desenvolvimento regional e abordagens recentes de desenvolvimento regional. Destaca-se que essa divisão foi realizada conforme propõe a maioria dos estudiosos da área, visto que as teorias agrupadas possuem linhas de pensamentos e influências semelhantes. Ou seja, não se buscou discorrer as teorias de forma cronológica.
Downloads
Copyright (c) 2020 Sociedade e Território
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.