Geografia e educação: uma discussão epistemológica

Victória Sabbado Menezes, Nestor André Kaercher

Resumo


A pesquisa em ensino de Geografia escolar no Brasil tem se fortalecido nas últimas décadas e revelado a importância de repensar as práticas educativas desenvolvidas a fim de que se tornem significativas, de fato, para os sujeitos da aprendizagem. Nesse sentido, parte-se da perspectiva que a discussão meramente metodológica não é suficiente. É necessário ir às raízes do fazer docente. Assim, o presente artigo apresenta uma reflexão teórica concernente à epistemologia do professor pautando-se fundamentalmente em Fernando Becker, o qual distingue os modelos pedagógicos e epistemológicos da Educação. Considera-se que, para além de uma crítica ao modelo pedagógico adotado pelo professor, é essencial uma crítica epistemológica. Portanto, repensar a prática de ensino em Geografia exige uma discussão epistemológica e pressupõe a formação de professores pesquisadores e reflexivos.


Palavras-chave


Geografia; Educação; Epistemologia

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DOI: https://doi.org/10.5007/2177-5230.2017v32n65p144

Geosul, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. eISSN 2177-5230

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