A ABORDAGEM DA GEOGRAFIA FÍSICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL II

  • Jully Gabriela Retzlaf de Oliveria Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Gessyca Priscila Fernandes Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Resumo

A missão da Geografia no ensino é a de alfabetizar o aluno na leitura do espaço geográfico, em suas diversas escalas e configurações. Já a Geografia Física, volta-se para o estudo da dinâmica natural da Terra e as derivações oriundas da ação antrópica sobre a natureza. Atualmente tem-se questionado o tratamento didático dado aos temas físicos da Geografia em relação ao material didático, pois alguns estudos apontam para uma abordagem das temáticas físico-naturais de maneira fragmentada, com predomínio da descrição do quadro natural. Portanto, este trabalho tem por objetivo analisar a abordagem dos conteúdos de Geografia Física nos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental II utilizados pelas escolas da rede pública de ensino de Cornélio Procópio-PR. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada através de leituras de bibliografias especializadas no assunto; elaboração de ficha de avaliação dos livros didáticos; avaliação dos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental II e análise dos resultados obtidos.  Como resultado, verificou-se que nos livros didáticos avaliados prevaleceu a abordagem tradicional dos temas físicos da Geografia, voltada para a dinâmica da natureza, com enfoque na descrição do quadro natural, nos processos físico-naturais e no tempo geológico, com fraca ou inexistente ligação com a sociedade e as derivações ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jully Gabriela Retzlaf de Oliveria, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutora em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora Adjunta do Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Cornélio Procópio.

Gessyca Priscila Fernandes, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Acadêmica do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Cornélio Procópio.

Publicado
2019-12-16
Seção
Artigos