CONCEITOS E ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DA PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO: UMA INTRODUÇÃO CRÍTICA

Letícia Giannella, Ana Carolina Chaves Católico, Annelize de Souza Pereira, Bruna de Castro Dias Bicalho, Cauan Braga da Silva Cardoso, Davi Bovolenta, Eloá Nascimento dos Santos, Raphael Henriques da Rocha, Ulisses Carlos Silva Ferreira

Resumo


Este artigo investiga se a compreensão teórica sobre a produção do espaço urbano e o momento contemporâneo da metropolização pode se configurar como uma chave metodológica fundamental para interpretar o período atual de acirramento das contradições do capitalismo e apontar para possibilidades de sua superação. Discute-se como intervenções urbanas em áreas centrais se relacionam com a produção da metrópole, e demonstra-se que há uma lógica no modo como as políticas econômicas e financeiras se articulam com as políticas urbanas e sociais. Por fim, conclui-se que os modelos neoliberais de planejamento urbano são concebidos visando a acumulação de capital e resultam na configuração de metrópoles que se pautam pela segregação socioespacial.


Palavras-chave


Metrópole; City marketing; Segregação socioespacial; Políticas urbanas; Rio de Janeiro

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2019.31368



Direitos autorais 2019

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN: 1415-7543 | E-ISSN: 1981-9021 | JournalDOI: https://doi.org/10.12957/geouerj

Licença Creative Commons