PRODUÇÃO IMOBILIÁRIA E O ESPAÇO URBANO: UMA ANÁLISE SOBRE OS LOTEAMENTOS FECHADOS NA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA-ES
Palavras-chave:
espaço urbano, produção imobiliária e loteamento fechado
Resumo
O estudo busca apontar alguns aspectos da produção da cidade contemporânea apontando o papel desempenhado pelo setor imobiliário, em especial, pela produção dos loteamentos fechados na Região metropolitana da Grande Vitória. Procurou-se compreender as características destes produtos imobiliários, as possibilidades de ganhos que eles representam para seus incorporadores a partir de mecanismos próprios de valorização imobiliária e finalmente os rebatimentos destes na produção da cidade. Concluiu-se que esses empreendimentos em geral condicionam a uma urbanização dispersa, mais segregada e fragmentada, que se localizam nas franjas urbanas fora da mancha urbana consolidada, mas, dentro do perímetro urbano, o que de modo geral produz significativos impactos em suas proximidades. Além disso, em grande maioria são realizados a partir de associações entre empresas capixabas e externas ao estado que verificam na comercialização de lotes, modos particulares de aumentarem seus capitais, e ainda, são empreendimentos louvados pelas municipalidades como sendo vetores de desenvolvimento social e econômico, o que o tende a confundir os imediatos interesses de valorização dos imóveis com o desenvolvimento da cidade (PEREIRA, 2011).
Publicado
2019-12-28
Edição
Seção
Artigos
Direitos Autorais para artigos publicados na revista OKARA: Geografia em Debate são do autor(a), com direitos de primeira publicação para a revista. O trabalho publicado será considerado colaboração não remunerada, uma vez que OKARA: Geografia em Debate tem caráter de divulgação acadêmica e científica, não comercial. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, sempre que citada a fonte.