AVALIAÇÃO DO EFEITO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA VAZÃO E TRANSPORTE DE SEDIMENTOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO NHUNDIAQUARA, SERRA DO MAR PARANAENSE
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo avaliar o efeito do cenário climático futuro RCP 8.5 (IPCC, 2013) na vazão e no transporte de sedimentos na bacia hidrográfica do rio Nhundiaquara, utilizando como ferramenta metodológica o modelo hidrológico SWAT (Soil and Water Assessment Tool). O efeito do cenário climático RCP 8.5 foi avaliado em dois períodos: futuro próximo (2060 a 2080) e futuro distante (2080 a 2100), e comparado com a série histórica (1994-2014). A variabilidade entre as séries climatológicas (histórica e futuras) apontaram o aumento de 20,5% na temperatura média mínima, de 6,3% na temperatura média máxima e a redução de 15% nas alturas de precipitação até o ano de 2100. Além disso, houve mudanças no volume e na frequência das chuvas, que se mostraram menores e mais frequentes nos cenários futuros do que na série histórica. O modelo SWAT foi calibrado e validado no período das séries observadas, apresentando índice de eficiência COE de 0,692 para vazão e 0,704 para sedimentos. Os resultados da simulação com os dados climáticos do cenário RCP 8.5 apontaram a redução de 20,6% na evapotranspiração real (ET) no futuro próximo e 8,3% no futuro distante, na evapotranspiração potencial (PET) a redução foi de 3,5% e 1,4% nos futuros próximo e distante, respectivamente. A vazão apresentou redução de 19,5% entre 2060 e 2080 e de 23,5% entre 2080 e 2100. Para vazão sólida, a redução foi de 15,4% no futuro próximo e 19,9% no futuro distante. De maneira geral, os resultados apontam que a redução na vazão e no transporte de sedimentos está mais associada às mudanças no volume e na frequência da precipitação, do que ao aumento da temperatura.
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