VARIABILIDADE ESPAÇO-TEMPORAL DA PRECIPITAÇÃO NA MICRORREGIÃO DE ÓBIDOS, PARÁ: UM ESTUDO UTILIZANDO A CPC MORPHING TECNIQUE (2005 – 2017)

Andreza Dantas Santos, Ignázio Oliveira Bechis, Gabriel Figueiredo Miranda, Jefferson Inayan Oliveira Souto, Norma Ely Santos Beltrão

Resumo


A precipitação desempenha um papel importante na avaliação de riscos relacionados a enchentes, secas e gestão de recursos hídricos, especialmente em regiões tropicais. O objetivo do estudo foi implementar uma análise estatística para estudar a variabilidade espacial e temporal da precipitação na microrregião de Óbidos, através de séries temporais do CPC MORPHing (CMORPH) tecnique durante o período de 2009 a 2017, assim como sua relação com o El Niño-Oscilação Sul (ENOS) através da normalização de dados. Os resultados mostram que os maiores acúmulos pluviométricos na microrregião de Óbidos estão concentrados principalmente entre os meses de dezembro a maio. Em termos de padrão espacial, ocorreram alterações significativas associadas ao fenômeno de ENOS, com déficit pluviométrico durante a ocorrência de El Niño e uma qualidade do regime de precipitação em ocorrências de La Niña em comparação com os anos neutros. Além disso, o alto desempenho dos dados do CMORPH possibilitou a identificação de diferentes padrões de circulação atmosférica, representando o ciclo anual da região.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXADORES E BASE DE DADOS

 

DOAJLATINDEX
ROADDRJI

PERIÓDICOS CAPES

 

 

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à  revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.