EDUCAÇÃO DO CAMPO: a Escola Municipal Rural São Joaquim no contexto da Reforma Agrária
Resumo
O campo, lugar de vida e trabalho, precisa ter reconhecido seu
valor e sua dignidade. É essencial a construção de uma educação
transformadora, emancipadora e crítica, que disponibilize os recursos e
as informações necessárias para o engajamento político e social da
comunidade. Nesse contexto, o presente trabalho visa a discutir a
realidade da Educação do Campo, buscando identificar seus problemas,
desafios e perspectivas. Fundado em uma pesquisa de cunho qualitativo,
toma por base experiências vivenciadas e observações in loco, realizadas
na Escola Municipal Rural São Joaquim e na comunidade na qual a escola
está inserida. Foram realizadas entrevistas com moradores, alunos e
professores, além das pesquisas bibliográfica, documental e histórica,
que serviram como referencial teórico de análise para a coleta de dados.
Pode-se constatar que a educação do campo – apesar de ter progredido no
período pós Constituição de 1988 – ainda enfrenta desafios em seu
cotidiano, fato observado pela ausência de políticas públicas
específicas, pelo tratamento desigual e discriminatório, pela falta de
acesso à informação e infraestrutura adequada. A transformação social no
campo dar-se-á a partir de uma escola e de uma educação que sejam asas
para seus alunos.
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