Os professores regentes frente aos estágios supervisionados: contribuições e desafios deste profissional

  • Renata Vieira SOUZA Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Ciências Integradas do Pontal
  • Maria Beatriz Junqueira BERNARDES Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Afirma-se que uma das etapas da formação inicial do futuro professor se dá na imersão da sala de aula com a realização do estágio supervisionado o futuro professor é conduzido a vivenciar a realidade e os desafios da profissão, além disso, tem a oportunidade de construir vários saberes docentes. Desse modo, o Estágio Supervisionado pode ser compreendido como sendo um momento de formação no espaço escolar, o momento de efetivar as teorias vistas na graduação sob o direcionamento de um profissional experiente; o professor regente. Entretanto, percebe-se que este profissional, muitas vezes, não se sente inserido neste processo. Esta investigação tem como objetivo entender como os professores regentes de três escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio de Ituiutaba-MG se compreendem na formação dos futuros professores da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - Universidade Federal de Uberlândia FACIP-UFU. Para compreender como os professores se percebem na formação do futuro docente utilizou-se a aplicação de questionários. Concluiu-se que ainda são muitos os problemas relacionados ao estágio supervisionado, os professores regentes, sujeitos da pesquisa não se compreendem como profissionais imprescindíveis para a formação do futuro professor.

Publicado
03/05/2016
Como Citar
SOUZA, Renata Vieira; BERNARDES, Maria Beatriz Junqueira. Os professores regentes frente aos estágios supervisionados: contribuições e desafios deste profissional. Geosaberes, Fortaleza, v. 7, n. 12, p. 119 - 134, maio 2016. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/320>. Acesso em: 12 nov. 2018.
Seção
ESTUDOS EDUCATIVOS

Palavras-chave

Formação de Professores; Estágio Supervisionado; Professor Regente.