As tic’s nas escolas e os desafios no ensino de geografia na educação básica
Resumo
Cada vez mais as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão presentes na educação básica, gerando muitas interrogações. Com a disciplina de Geografia não é diferentes. O objetivo da pesquisa aqui apresentada é compreender os desafios que as TIC colocam para o ensino da Geografia, identificando as implicações e possibilidades para melhorá-lo. A metodologia adotada seguiu os parâmetros da pesquisa empírica, com foco nas relações entre a tecnologia e o ensino de Geografia na escola. Os resultados revelaram que o ensino de geografia convive com três desafios, os quais ultrapassam a necessidade de salas de computadores e conexão com a internet. São ações específicas a serem assumidas pelo professor de geografia, como construir com o aluno conhecimentos geográficos acerca das implicações do mundo global sobre o espaço local, na perspectiva da formação de sujeitos críticos. Outro desafio é incorporar as TIC ao cotidiano das aulas, de modo a explorar as tecnologias no que possam contribuir para o ensino de geografia. O mais difícil dos desafios é utilizar as TIC para construir conhecimentos geográficos sobre o mundo global. Cada desafio identificado na pesquisa, porém, suscita outros, cujo estudo pode apontar novas perspectivas de uso das TIC nas escolas.Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).