A CONSTRUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE PÓS- GRADUAÇÃO
Resumo
O presente estudo analisa a percepção de estudantes a respeito da
construção, em sala de aula, de recursos didáticos aplicados à educação
geográfica na pós-graduação stricto sensu. Trata-se de um estudo de
caso, de natureza qualitativa, com dados obtidos por meio de observação
participante e entrevistas semiestruturadas realizadas com quinze
estudantes que cursaram a disciplina de Recursos Didáticos plicados a
Educação Geográfica e Ambiental (RDAEGA), no período de 2015 e 2016. Os
dados estudados pela análise do discurso revelaram que a construção dos
recursos emsala de aula facilita a compreensão dos conteúdos e
conceitos, promove interação entre os envolvidos, torna as aulas mais
atrativas e dinâmicas, alia ações integradoras entre teoria e prática,
amplia o rol de recursos didáticos aplicados à educação geográfica e
instrumentaliza os pós-graduandos a construírem recursos com seus
estudantes.
Palavras-chave
Mediação; ensino; geografia
Texto completo:
PDFComissão Editorial
Programa de Pós-Graduação em Geografia Instituto de Geociências Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43113
91.540-000, Porto Alegre, RS, Brasil
Telefone: 55 51 3308 6569
Fax: 55 51 3308 9843
E-mail: para-onde@ufrgs.br