O CONCEITO TERRITÓRIO NO ENSINO DA GEOGRAFIA: BREVES NOTAS SOBRE ABORDAGENS NEGLIGENCIADAS
Resumo
Na tentativa de superação de práticas de ensino e aprendizagem da
geografia com caracterizações descritivas empobrecedoras, a utilização
dos conceitos oferece alternativa potencial de riqueza de
possibilidades. Com base nesse prisma, pretendemos, por meio do
presente artigo, suscitar algumas das possibilidades didáticas do
emprego do conceito território voltadas para a seleção de conteúdos e
compreensão de diversificadas circunstâncias de aprendizagem mais
significativas para o corpo discente no ensino escolar. Sendo assim,
levantamos abordagens vinculadas principalmente ao ensino básico do
espaço brasileiro que envolvem território, Estado e geografia política
que comumente são negligenciadas, apesar de ainda serem relevantes.
Posteriormente, destacamos que é possível e desejável outras abordagens
relativas ao conceito território levando-se em consideração as esferas
econômica e cultural. Em diversificadas análises procuramos contribuir
com exemplificações e procedimentos de ensino geográfico cujo conceito
território pode se transformar em ferramenta muito proveitosa de
práticas em que o processo de transposição didática seja facilitado,
ajudando, portanto, nas atividades do ensino escolar da geografia.