DEFINIÇÃO DE ÁREAS COM NECESSIDADE DE INTERVENÇÃO AGROECOLÓGICA EM FRUTAL/MG POR MEIO DO USO DE SIG

Lívia Caroline Souza Rezende, Thiago Torres Costa Pereira, Patrícia Dias Tavares

Resumo


A intensificação da agricultura e os monocultivos no Cerrado brasileiro têm demonstrado perdas significativas ao meio ambiente, despertando a preocupação da sociedade na busca de uma agricultura sustentável. Voltando-se para o discurso e a prática dos princípios agroecológicos, este trabalho tem o objetivo de espacializar, analisar e definir, por meio de Sistema de Informação Geográfica (SIG), áreas agrícolas que compõe o terço superior do córrego Bebedouro (Frutal/MG) usando como critério de seleção uma Escala de Necessidade de Intervenção Agroecológica (ENIA). Associando os aspectos identificados in loco ao processamento de dados por meio do software QGIS, que permitiu compreender a dinâmica de ocupação da área em estudo, foi possível gerar o mapa de uso e ocupação do solo. A escala ENIA, elaborada neste estudo e usada como uma ferramenta de avaliação e diagnóstico foi sobreposta a este mapa por meio do somatório de indicadores, classificando quais as áreas têm maiores necessidade de intervenção agroecológica, levando em consideração, sobretudo, o tipo de cobertura, o manejo e a conservação do solo, e o uso dos insumos. Os resultados da aplicação da escala ENIA mostraram que 43,1% das áreas necessitam de média intervenção agroecológica, 34,9% necessitam de alta intervenção agroecológica e 2,5% necessitam de baixa intervenção agroecológica. A vegetação nativa presente entre fragmentos florestais e áreas de APP correspondente a 18,6% da unidade territorial do terço superior da bacia, apresentando-se deficitária considerando suas funções ambientais e sua importância para a manutenção da biodiversidade, cobertura do solo e recarga hídrica.

Palavras-chave


Agroecologia; Agricultura intensiva; Cerrado; Geoprocessamento

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18227/1678-7226rga.v12i1.4733

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

 


 

Indexadores: CrossrefSumários.org; Periódicos CapesAGORA (Access to Global Online Reasearch  in Agriculture - FAO)Geoscience e-Journals; EBSCO PublishingGenamics JournalSeekGeoRef  database; GALE Cengage LearnigLATINDEX; CGP - American Geographical Society Library; DOAJ - Directory of Open Access Journals; Ocean Technology, Policy and Non-Living Resources (ASFA 2); Meteorological and Geoastrophysical Abstracts; Water Resources Abstract; ICAAP - Journal Database; SJSU - Electronic Journals Index;  Open J-Gate; Portal do SEER; Eletronic Journals Library; e -Periodicos (Sistema de Bibliotecas da Unicamp)  

 

A RGA também disponibiliza seus artigos na plataforma academica.edu disponível em: http://ggf.academia.edu/rga

 

Google Page Rank

PRchecker.info

 



 

Previous

Random

Next

List


Creative Commons License
Revista Geografica Academica by Geografica Academica is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at www.rga.ggf.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.rga.ggf.br

Periódico científico editado pelo Laboratório de Métricas da Paisagem - MEPA / Dep. de Geografia da Universidade Federal de Roraima - UFRR.

Contato: geograficaacademica@gmail.com

Universidade Federal de Roraima

Laboratório de Métricas da Paisagem

Dep.Geografia

Campus Paricarana

Av. Cap. Ene Garcez, 2413

CEP: 69310-000

Boa Vista, Roraima

Telefone: 95 - 3621 3114