A CHUVA ÁCIDA E A CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
doi: 10.12957/geouerj.2009.1404
A
climatologia pode auxiliar os debates sobre mudanças climáticas e as
suas conseqüências ambientais e sócio-econômicas. Assim, a climatologia
pode ser explorada de diversas maneiras na sala de aula, por exemplo,
através da poluição atmosférica e uma de suas implicações: a chuva
ácida, que é uma precipitação com elevada concentração de óxido de
nitrogênio e dióxido de enxofre. A chuva torna-se ácida quando atinge um
pH próximo a 5,6. Nesta perspectiva, o objetivo deste artigo foi
desenvolver uma atividade em sala de aula para esclarecimentos e
conscientização sobre o tema. Para tanto, foi realizada uma aula sobre o
assunto para alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública de
Cuiabá, Mato Grosso. Para facilitar o entendimento sobre o pH e
despertar o interesse dos alunos foi realizado a experiência do “chá de
repolho”, para testar substâncias (ácidas, básicas e neutras) e amostras
de água de chuva de Cuiabá. Destaca-se que nas amostras não houve
alterações, possuindo um pH dentro do normal (acima de 5,6). Percebeu-se
durante a aula o interesse dos alunos em saber quais são as
conseqüências da chuva ácida no meio ambiente e na saúde, e se existe
chuva ácida no Brasil e em Cuiabá. Discutiu-se também algumas soluções
para resolver o problema, alguns alunos deram como sugestões: usar
energia solar, biodiesel, gás natural, etc. Portanto a experiência da
climatologia na sala de aula, forneceu a oportunidade de contribuir para
uma abordagem diferenciada, sobre temas tão comuns na mídia.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2009.1404
Direitos autorais
ISSN: 1415-7543 | E-ISSN: 1981-9021 | JournalDOI: http://dx.doi.org/10.12957/geouerj



Enviar artigo via e-mail