Cartografia escolar no ensino fundamental: a alfabetização cartográfica mediada por oficinas pedagógicas
Resumo
A presente pesquisa constou no desenvolvimento de oficinas pedagógicas executadas com alunos do 6° e do 7° Ano do Ensino Fundamental, no município de Santa Maria, RS. As oficinas abordaram conceitos e atividades relacionados a temas como: noções de legenda e escala, representações bidimensionais e tridimensionais, pontos de vista e alfabeto cartográfico. A partir do desenvolvimento das oficinas e aplicação de questionário aos alunos, os resultados apontaram que as noções de legenda, de escala e tipos de representações são as mais trabalhadas em sala de aula e que os alunos apresentaram maior conhecimento prévio. Constatou-se também, que cartas topográficas e fotografias aéreas são pouco utilizadas, como recursos didáticos nas aulas de Geografia, já os mapas são as representações de maior destaque. As oficinas tiveram grande êxito devido à participação e interesse dos educandos na busca do (re)conhecimento e compreensão de seu espaço de vivência, por meio das representações cartográficas.Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).