Dinâmica de Inundação do Banhado a partir do índice NDPI, Reserva Biológica de São Donato – RS
Resumo
Os banhados característicos do bioma Pampa fazem parte de um grande leque de áreas úmidas, que são periodicamente inundadas por reflexo lateral de rios e de lagos, pela precipitação direta ou por água subterrânea. Para compreender a dinâmica desses ambientes – em especial o banhado da Reserva Biológica de São Donato - RS, a partir de processamento de imagens Landsat 5 e Landsat 8, foi utilizado o índice NDPI (Normalized Difference Pond Index ou Índice de Diferença Normalizada de Corpos de água) e registros de precipitação diários e mensais de quatro estações pluviométricas, duas locais e duas montantes do rio Uruguai. Foram determinadas classes de NDPI: Muito Seco, Seco, Úmido e Muito Úmido. Os resultados mostram que existem padrões nas imagens NDPI associados as manchas de inundação. Foram definidos três padrões de inundação no banhado da reserva: o regional, por influência de chuvas oriundas do trecho a montante na bacia do rio Uruguai; o sub-regional, por influência de chuvas oriundas ao leste, da sub-região hidrográfica dos rios Butuí e Icamaquã; e um padrão local, por influência de chuvas à montante do rio Butuí, que afeta o banhado com o encharcando do solo.
Downloads
Copyright (c) 2017 Daniela Zanetti Bittencourt, Laurindo Antonio Guasselli
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).