Lavadeira em Pernambuco e Nossa Senhora da Abadia em Goiás: efervescências de santuários festivos e turísticos
Resumo
Esse artigo é oriundo dos aportes suscitados durante os debates da disciplina ‘dinâmicas dos santuários festivos e seus lugares simbólicos’ oferecida no Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais, Universidade Federal de Goiás no segundo semestre de 2010. O intuito é discutir a efervescência de dois Santuários Festivos e Turísticos. Primeiramente, enfatiza-se a Festa da Lavadeira, na região Nordeste, no estado de Pernambuco. Esta servirá de base para se complementar as discussões contrastantes (semelhanças e diferenças) tomando-se como segundo arrimo outra realidade presente na região Centro-Oeste, a Festa da Nossa Senhora da Abadia do Muquem, Goiás. Os citados Santuários Festivos estão prenhes de atividades que os movimentam. O turismo como um vetor contemporâneo dinamiza ainda mais toda a efervescência provocada pelo (antes, durante e depois) das festas. Este fenômeno torna-se categoria de análise prioritária neste artigo. Sendo assim, desenvolve-se o tema a partir de quatro níveis (perceptivo, descritivo, interpretativo e interativo) subsidiados também pelos vetores Mítico-Religioso, Político-Turístico e Mediático-Econômico/Ecológico com foco na Festa da Lavadeira, e, como por similaridade e diferença com a Festa da Nossa Senhora da Abadia do Muquém, as dinâmicas da festa pernambucana evidenciam a construção de um patrimônio contemporâneo.
Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).











