O HABITAT COMO NEGÓCIO: ANÁLISE DA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA DE HABITAÇÃO SOCIAL NO DISTRITO FEDERAL
Resumo
Este artigo analisa a habitação de interesse social realizada a
partir da parceria público-privada no território do Distrito Federal.
Trata-seda atualização da mercadoria habitat para ser possível a
aplicação da homogeneização proveniente do espaço global no âmbito do
vivido. Isso porque o habitat, como fundamento da reprodução das
relações sociais de produção, tem em sua realização a possibilidade de
controle e direcionamento do cotidiano. Não basta a produção do espaço
por si, é necessário que esta se insira na prática social. A metodologia
foi desenvolvida a partir da análise do Plano Diretor de Ordenamento
Territorial do Distrito Federal em articulação com os conteúdos de
classe social e os rebatimentos na ocupação do espaço urbano em sua
adequação para a realização da parceria público-privada de habitação
social. A capitalização da propriedade da terra em sua mobilização
fundiária e mobiliária é a extensão do capitalismo financeiro do
presente, sendo uma estratégia setorial compensatória às flutuações de
realização contraditória das diversas frações do capital. Entrelaçar a
produção do habitat ao espaço e ao urbano requer compreender a
desconstrução de seus conteúdos expressos no cotidiano e nas políticas
públicas. Assim a utilização de instrumentos de constituição do
território pela ação estadista perpetua, a expensas de mudança de
governo, as novas faces da economia que se realiza na habitação como
negócio na mediação posta no consumo do espaço e na inversão do projeto
político do direito à moradia
Palavras-chave
espaço, habitat- habitar, política habitacional, parceria públicoprivada, território, urbano
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