Estágio curricular supervisionado em geografia III: reflexões de experiências vivenciadas na E.E.F.M. Joaquim Alves, Fortaleza
Resumo
O presente trabalho aborda as experiências e reflexões adquiridas a partir da realização do Estágio Curricular Supervisionado em Geografia III na E.E.F.M. Joaquim Alves. Para isso, tratamos de temas que circundam a realidade do estudante e futuro professor de Geografia, tais como: a realidade do ensino fundamental, o ensino de Geografia e o contexto social dos alunos, os desafios profissionais para o futuro e a utilização de recursos didáticos. Este trabalho tem como objetivo apresentar os momentos de Estágio, embasados no debate de questões referentes ao processo de ensino e aprendizagem e na importância da utilização de textos jornalísticos- literários como recursos didáticos alternativos. O desenvolvimento desta pesquisa ocorreu na referida unidade de ensino com as turmas do 6º ano A e B por um período de dois meses, compostos por momentos de observação, participação e regência. A experiência do Estágio III contribuiu para nosso aperfeiçoamento como profissionais docentes a partir das vivências em sala de aula, do mesmo modo que a utilização do recurso didático jornalístico colaborou para uma aprendizagem mais contextualizada dos conteúdos geográficos pelos estudantes.
Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).