PAPÉIS, PLACAS E “PAPOS”: UM MERGULHO NOS ARQUIVOS E NA MEMÓRIA DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, CEARÁ
Resumo
O presente trabalho relata os resultados e problemas de uma pesquisa qualitativa sobre a reconstrução do passado do Curso de Geografia da Universidade Regional do Cariri que completou 50 anos no dia três de março de 2014. O artigo discute métodos qualitativos para o estudo geográfico de arquivos e memoria e apresenta detalhes sobre as informações extraídas no acervo do Departamento de Ensino e Graduação (DEG) que é responsável pelo armazenamento da documentação (históricos e diários) do Curso de Geografia e dos demais cursos. Com base nos resultados deste estudo, foram apontados pontos críticos deste tipo de pesquisa, com o intuito de indicar possíveis caminhos para estudar micro espaços acadêmicos.
Palavras-chave
Arquivos; Espaços acadêmicos; Memória; Métodos qualitativos; História da Geografia; Geografias menores.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Revista Equador, ISSN 2317-3491, Universidade Federal do Piauí.