LUGARES DE MEMÓRIA OPERÁRIA NA METRÓPOLE PAULISTA

  • Simone Scifoni Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Memória, Lugar de memória, Metrópole, Patrimônio industrial, Operariado.

Resumo

Antigas vilas operárias, conjuntos habitacionais, espaços de luta do trabalhador na cidade, edificações fabris carregadas de um significado simbólico ligado ao cotidiano e às condições de vida do operariado; são exemplos do que pode ser interpretado como lugares da memória operária na metrópole. Estes emergem em um contexto em que a fábrica, o trabalho e o próprio trabalhador se transformam mundialmente. Constituem-se na passagem entre duas lógicas orientadoras da produção espacial: a de uma urbanização centrada na indústria e a da reestruturação da metrópole, a partir da dispersão espacial e de uma economia fundada em novos setores de atividade. O objetivo do trabalho é refletir sobre a constituição dos lugares de memória operária para pensar o sentido político de sua permanência na metrópole.

Downloads

Biografia do Autor

Simone Scifoni, Universidade de São Paulo
Professora do Depto de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo (FFLCH/USP).
Publicado
2013-04-30
Como Citar
Scifoni, S. (2013). LUGARES DE MEMÓRIA OPERÁRIA NA METRÓPOLE PAULISTA. GEOUSP: Espaço E Tempo (Online), (33), 98-110. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2013.74304
Seção
Artigos