PREVALÊNCIA E FATORES RELACIONADOS A TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS ENTRE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA

  • Glaúcia Guimarães de Souza Neme
  • Jean Ezequiel Limongi Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia Centro Regional de Controle de Zoo
Palavras-chave: Professores universitários, Saúde do trabalhador, Transtornos mentais

Resumo

Objetivo: descrever as características sociodemográficas, condições e organização do trabalho, carreira docente, hábitos de vida e antecedentes patológicos entre professores de uma Universidade Federal Brasileira, além de pesquisar a prevalência de transtornos mentais comuns e sua relação com as variáveis em estudo. Métodos: Foi realizado um estudo transversal, mediante aplicação de um questionário estruturado, autoaplicável e um instrumento padronizado e validado no Brasil, o Questionário de Saúde Geral de Goldberg (GHQ-28). Resultados: Foram entrevistados 351 docentes. A prevalência de transtornos mentais comuns foi de 29,6%. Como fatores de risco foram detectados o ritmo acelerado de trabalho e relacionamento ruim com os colegas de trabalho e, como fator de proteção, a prática de exercícios físicos. Conclusão: As altas demandas de trabalho podem influenciar relacionamentos interpessoais prejudiciais e vice-versa. É fundamental a adoção de práticas para promoção da saúde, incentivando a realização de atividade física, assim como a busca de equilíbrio no trabalho com manutenção da cordialidade entre os profissionais envolvidos.

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Publicado
2019-11-01
Como Citar
GUIMARÃES DE SOUZA NEME, G.; LIMONGI, J. E. PREVALÊNCIA E FATORES RELACIONADOS A TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS ENTRE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, v. 15, n. 32, p. 112-120, 1 nov. 2019.
Seção
Artigos