A proliferação do "gosto global" no Brasil
Palavras-chave:
Comércio, consumo, espaço
urbano, fast food, sistema de franquia
Resumo
Assiste-se cada vez mais à entrada de grandes redes de comércio integradas ao sistema de franquias no território brasileiro, o fast food tem se destacado pelo seu adiantado estágio de evoluçào no sentido de formatação e padronização das operações. O fast food é um sistem a capaz de criar imagens e códigos decifráveis por grupos, sugerindo e encadeando comportamentos, provocando de certa forma uma homogeneização do gosto em nível mundial. O horário dedicado às refeições é escasso e o fast food entra nessa conjuntura de um "novo tempo" no urbano. Essas alterações nas relações de produção nâo se dáo bruscamente, ao contrário, são reproduzidas através de inovações graduais e de maneira sutil, somente quando atingem um grau de amadurecimento é que essas mesmas relações perm item as mudanças. O fast food é um sistema de massa que atinge um mercado maior, passando por cima de costumes e tradições. O papel da mídia é muito importante nesse processo pois invade o cotidiano, num jogo de símbolos e signos, com significados pré-determinados. É pelo "lugar" que o "mundial" é empíricamente percebido. Nessa dinâmica, a homogeneização e a diferenciação ocorrem paralelamenteDownloads
Publicado
2000-12-18
Como Citar
Ortigoza, S. A. (2000). A proliferação do "gosto global" no Brasil. GEOUSP: Espaço E Tempo (Online), (8), 67-76. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2000.123482
Edição
Seção
Artigos
Copyright (c) 2016 Silvia Aparecida Guarnieri Ortigoza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.