A proliferação do "gosto global" no Brasil

  • Silvia Aparecida Guarnieri Ortigoza Universidade Estadual Paulista. Departamento de Geografia
Palavras-chave: Comércio, consumo, espaço urbano, fast food, sistema de franquia

Resumo

Assiste-se cada vez mais à entrada de grandes redes de comércio integradas ao sistema de franquias no território brasileiro, o fast food tem se destacado pelo seu adiantado estágio de evoluçào no sentido de formatação e padronização das operações. O fast food é um sistem a capaz de criar imagens e códigos decifráveis por grupos, sugerindo e encadeando comportamentos, provocando de certa forma uma homogeneização do gosto em nível mundial. O horário dedicado às refeições é escasso e o fast food entra nessa conjuntura de um "novo tempo" no urbano. Essas alterações nas relações de produção nâo se dáo bruscamente, ao contrário, são reproduzidas através de inovações graduais e de maneira sutil, somente quando atingem um grau de amadurecimento é que essas mesmas relações perm item as mudanças. O fast food é um sistema de massa que atinge um mercado maior, passando por cima de costumes e tradições. O papel da mídia é muito importante nesse processo pois invade o cotidiano, num jogo de símbolos e signos, com significados pré-determinados. É pelo "lugar" que o "mundial" é empíricamente percebido. Nessa dinâmica, a homogeneização e a diferenciação ocorrem paralelamente

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Biografia do Autor

Silvia Aparecida Guarnieri Ortigoza, Universidade Estadual Paulista. Departamento de Geografia
Profa. do Depto. de Geografia IGCE UNESP Rio Claro - SP
Publicado
2000-12-18
Como Citar
Ortigoza, S. A. (2000). A proliferação do "gosto global" no Brasil. GEOUSP: Espaço E Tempo (Online), (8), 67-76. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2000.123482
Edição
Seção
Artigos