Intervenções urbanas em frentes de água e reestruturação urbana na área portuária da cidade de Fortaleza, Ceará – Brasil

Resumo

Resumo: Esse trabalho analisa as intervenções urbanas que atuam nas frentes de águas da área portuária da cidade de Fortaleza, que desde o início do século XXI passa a configurar em seu espaço urbano algumas dinâmicas que remete um novo pensar à cidade. Assim, surge uma nova racionalidade que desencadeia uma série de mudanças nos modelos de gestão, planejamento e políticas urbanas. Tal momento configura-se na necessidade de destacar Fortaleza no contexto nacional frente ao turismo globalizado. Dessa forma, discutimos como o Porto do Mucuripe aparece com destaque na última década integrando uma porção litorânea importante da cidade e como esse aporte técnico passa a ser fundante na produção do espaço.

Palavras-chave: Frentes de água. Produção de espaço. Reestruturação urbana. Fortaleza. Globalização. 

Biografia do Autor

Marília Colares Mendes, Universidade Federal do rio Grande do Norte
Estudante no Curso de Doutorado em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN desde 2014, Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2006), sobre a temática de Metropolização, Reestruturação Produtiva e Mobilidade do trabalho na indústria. Participou como membro do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico - Cultural da Secretaria de Cultura de Fortaleza - COMPHIC (2012 - 2014). Professora concursada da Rede Pública do Estado do Ceará desde 2006, atuando como Assessora Pedagógica no Centro de Educação de Jovens e Adultos José Walter - CEJA, desde 2012.. Especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública pelo CAED - UFJF em parceria com a SEDUC - Formação de Gestores (2010). Aluna concludente da graduação de Filosofia na UECE (2013), áreas de interesse e pesquisa: Metropolização, Gentrificação, Cidade e Filosofia, Filosofia das Ciências, Política educacional e ensino público.
Publicado
2018-01-12
Seção
Artigos