Resumo
Este texto apresenta resultados de estudos empreendidos para o
desenvolvimento de um seminário, como requisito para a obtenção de nota
parcial, apresentado na disciplina de Geografia Rural, ministrada pela
professora Patrícia Francisca de Matos, no curso de Geografia Faculdade
de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia –
FACIP/UFU. O trabalho que tem como tema a Educação do Campo, consiste
em analisar as ruralidades presentes na Escola Municipal Quirino de
Moraes, localizada no meio rural do município de Ituiutaba, MG, Brasil.
Antes da realização da pesquisa de campo, realizamos estudos
bibliográficos referentes à Educação Rural e a Educação do Campo bem
como na análise da narrativa da diretora da escola. Para visualização
das ruralidades presentes no aspecto físico, foram tiradas fotos da
escola e seus arredores. A entrevista foi cedida e autorizada pela
diretora colaboradora. Concluímos que as ruralidades presentes na escola
estão arraigadas muito mais em seu espaço físico, pois diferentemente
da proposta da Educação do Campo, o ensino é apenas um arremedo da
cidade e nem sempre é levado em conta a identidade rural dos estudantes
que passam por lá