Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Envolvimento ambiental, caminho sustentável e a defesa da sociobiodiversidade na reserva extrativista do extremo norte do Tocantins

Fábio Pessoa Vieira, Lucas Barbosa Souza

Resumo


O artigo visa apresentar outra possibilidade de sustentabilidade. Possibilidade distante de uma ideia de desenvolvimento sustentável disciplinada por uma racionalidade econômica. Para tanto, apresentaremos o caminho sustentável, constituído a partir do envolvimento ambiental das quebradeiras de coco, da Reserva Extrativista do Extremo Norte do Tocantins, com o seu território. O pós-colonialismo e a fenomenologia alicerçam teoricamente e epistemicamente as tramas para o caminho sustentável. A fenomenologia é também o método para a consecução da pesquisa, com foco em suas compreensões humanistas, além da técnica da pesquisa-ação existencial. Como resultados, compreendemos a sustentabilidade reconfigurando-se e sendo produzida em um diálogo com outros saberes, rompendo com o pensamento produzido pela sociedade moderno-colonial que impõe uma única maneira de ser sustentável, desprezando as experiências vividas e o os diversos saberes. Por fim, acreditamos que a relação, a partir do envolvimento ambiental, que as quebradeiras de coco da Reserva Extrativista do Extremo Norte do Tocantins possuem com o seu território propicia uma real conservação da sociobiodiversidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/guaju.v3i1.51291

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Licença Creative Commons

Guaju, Revista Brasileira de Desenvolvimento terrritorial sustentável está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Indexadores e bases de dados:

       

     

Guaju – Revista Brasileira de Desenvolvimento Territorial Sustentável

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável (PPGDTS/UFPR)

Matinhos – Paraná

revistaguaju@gmail.com   ISSN 2447-4096