MÉTODO FOTOCOMPARATIVO: UMA PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO
Resumo
No mundo contemporâneo, freqüentemente tratado como a expressão
perfeita da globalização, as relações sociais tem se tornado tão fluidas
quanto artificiais. Surgem novos meios de interação entre as pessoas,
geralmente mediados por aparelhos eletrônicos e há um afastamento das
interações de cunho mais interpessoais. Esta realidade também adentrou
aos espaços escolares e atualmente verificam-se novas nuances na relação
professor-aluno/aluno-professor. Os profissionais da Educação vêm sendo
instigados em suas atividades diárias á enfrentar verdadeira batalha,
na busca de tornar suas aulas atrativas e dinâmicas, visando assim a
transformação de uma sociedade dominada pelo paradigma do consumo e
bastante apática diante da geopolítica do país. Mesmo diante desta
situação ainda há àqueles que buscam trilhar caminhos alternativos e
eficazes diante de tamanho desafio. A questão que se impõe é: como
ensinar os conteúdos geográficos para alunos cercados de estímulos
visuais e eletrônicos, que são muito mais atrativos que as aulas,
principalmente quando se sabe que esse professor, muitas vezes, só tem a
lousa e o giz como material expositivo? Para a ciência geográfica, que
se propõe a ser uma fonte do saber visando à transformação social, a
explanação de seus conteúdos, de suas teorias e abordagens, podem ser
trabalhados sobre métodos simples, porém atrativos e elucidativos das
transformações ocorridas no mundo moderno, bem como na análise da
dinâmica terrestre. Uma dessas formas é o método
fotocomparativo/fotointerpretativo, baseado na observação da paisagem
(como conceito-base) para se chegar então à discussão da complexidade do
Espaço Geográfico, objeto de estudo dessa Ciência.
Palavras-chave
Ensino de Geografia; Método fotocomparativo; paisagem
Texto completo:
PDFISSN: 1982-3878




