O CURRÍCULO GEOGRÁFICO DOS ANOS INICIAIS: DA SUA HISTÓRIA ÀS SUAS DIRETRIZES
Resumo
O trabalho introduz e caracteriza o ensino dos conteúdos
geográficos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Apresenta um breve
histórico da Geografia trabalhada nos currículos de acordo com a Lei de
Diretrizes e Bases que instituiu os documentos oficiais do país.
Objetiva desconstruir algumas particularidades existentes nesses
documentos, visando também entender o currículo através de uma análise
teórica sobre o seu papel desempenhado no ensino da geografia
escolar. Por meio da análise realizada, foi possível compreender
lacunas que caracterizam um desencontro nos apontamentos presentes nas
suas diretrizes e orientações, as quais nos levam a refletir sobre o
currículo existente nas rotinas escolares. Foi possível evidenciar a
importância do poder do currículo escolar na construção de saberes e
valores.
Palavras-chave
Conteúdos Geográficos, Anos Iniciais; Documentos Curriculares
Texto completo:
PDFComissão Editorial
Programa de Pós-Graduação em Geografia Instituto de Geociências Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43113
91.540-000, Porto Alegre, RS, Brasil
Telefone: 55 51 3308 6569
Fax: 55 51 3308 9843
E-mail: para-onde@ufrgs.br