O CURRÍCULO GEOGRÁFICO DOS ANOS INICIAIS: DA SUA HISTÓRIA ÀS SUAS DIRETRIZES

Henrique Silva Gorziza

Resumo


O trabalho introduz e caracteriza o ensino dos conteúdos geográficos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Apresenta um breve histórico da Geografia trabalhada nos currículos de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases que instituiu os documentos oficiais do país. Objetiva desconstruir algumas particularidades existentes nesses documentos, visando também entender o currículo através de uma análise teórica sobre o seu papel desempenhado no ensino da geografia escolar.  Por meio da análise realizada, foi possível compreender lacunas que caracterizam um desencontro nos apontamentos presentes nas suas diretrizes e orientações, as quais nos levam a refletir sobre o currículo existente nas rotinas escolares. Foi possível evidenciar a importância do poder do currículo escolar na construção de saberes e valores.

Palavras-chave


Conteúdos Geográficos, Anos Iniciais; Documentos Curriculares

Texto completo:

PDF


Comissão Editorial
Programa de Pós-Graduação em Geografia Instituto de Geociências Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43113
91.540-000, Porto Alegre, RS, Brasil
Telefone: 55 51 3308 6569
Fax: 55 51 3308 9843
E-mail: para-onde@ufrgs.br