NOVAS GEOPOLÍTICAS, IGREJAS E POPULAÇÃO SEM RELIGIÃO: ANARQUIA RELIGIOSA NO BRASIL?
Palavras-chave:
Geopolítica, Igrejas,
Populações religiosas, Anarquia religiosa,
Emancipação espiritual
Resumo
Quais as relações entre geopolítica e religião? Esta indagação se constitui como uma das questões centrais deste trabalho que visa refletir acerca dos aspectos políticos das igrejas, enquanto estrutura de poder religioso, e suas relações com as populações religiosas no território brasileiro. Nossa hipótese considera que as igrejas exercem geopolíticas para manter e expandir o “capital religioso”. A análise geográfica da realidade brasileira identifica evidências de um processo lento e fecundo de metamorfose das religiosidades através da emancipação espiritual e do crescimento da população religiosa sem religião, fenômeno que se configura filosoficamente como anarquia religiosa no Brasil.Downloads
Publicado
2013-04-30
Como Citar
Santos, A. (2013). NOVAS GEOPOLÍTICAS, IGREJAS E POPULAÇÃO SEM RELIGIÃO: ANARQUIA RELIGIOSA NO BRASIL?. GEOUSP: Espaço E Tempo (Online), (33), 68-83. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2013.74302
Edição
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.