Caminhos da sustentabilidade: análise preliminar das práticas pedagógicas e o ensino aprendizagem dos alunos na escola família agrícola Rio peixe-Balsas/MA

  • José Jeová Xavier CONCEIÇÃO Universidade Estadual do Maranhão
  • Jose Carlos da Costa RODRIGUES Consultor

Resumo

Aborda a temática sustentabilidade enquanto prática pedagógica na escola Familiar Agrícola Rio Peixe, no município de Balsas, região sul do Maranhão. Enfoca sinteticamente os caminhos que a sustentabilidade tem percorrido e o aporte feito chão da escola. Trata a temática sob a lógica da participação e mobilização dos movimentos sociais em busca do ordenamento territorial para desenvolver um novo projeto de Educação do Campo, sob égide da Pedagogia da Alternância. Faz um comparativo das mudanças promovidas pela instituição escolar e os movimentos sociais na formação dos jovens, como replicadores dos conhecimentos adquiridos junto às comunidades rurais.

Biografia dos Autores

José Jeová Xavier CONCEIÇÃO, Universidade Estadual do Maranhão

Prof. Pesquisador II do Departamento de Educação do Campo da Universidade Estadual do Maranhão -UEMA.

Jose Carlos da Costa RODRIGUES, Consultor

Geógrafo, consultor de projetos socioambiental, especialista em Agronegócio, Especialista em Educação do Campo - UEMA.

Publicado
21/07/2012
Como Citar
CONCEIÇÃO, José Jeová Xavier; RODRIGUES, Jose Carlos da Costa. Caminhos da sustentabilidade: análise preliminar das práticas pedagógicas e o ensino aprendizagem dos alunos na escola família agrícola Rio peixe-Balsas/MA. Geosaberes, Fortaleza, v. 3, n. 5, p. 69-81, jul. 2012. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/99>. Acesso em: 12 nov. 2018.
Seção
ESTUDOS EDUCATIVOS

Palavras-chave

Sustentabilidade; Educação do Campo; Movimentos sociais; Pedagogia da Alternância.