A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS: a percepção de assentados rurais no cerrado goiano / ENVIRONMENTAL EDUCATION IN RECOVERY AND CONSERVATION OF NATURAL RESOURCES: the perception of rural settlements in cerrado goiano
Resumo
O presente trabalho foi realizado com os parceleiros do
Assentamento Poções, localizado às margens do Rio das Almas no município
de Rialma, Estado de Goiás. O objetivo consistiu em diagnosticar,
analisar e compreender como os parceleiros interagem com o ambiente no
seu cotidiano e implementar uma ação extensionista nessa realidade. O
método utilizado foi a pesquisa qualitativa, através de revisão
bibliográfica e levantamento de dados por meio da observação
participante e aplicação de questionários a 46 proprietários de
parcelas. Constatou-se que a maioria dos parceleiros entrevistados,
embora inseridos num processo de uso e produção do espaço que não estão
de acordo às práticas sustentáveis, demonstram o domínio de conceitos
relacionados ao uso sustentável dos recursos naturais. A partir dessas
percepções, buscou-se propor uma concepção de Educação Ambiental (EA)
que vislumbre a necessidade de colocar em prática os conhecimentos
construídos, principalmente no que se refere ao uso correto dos recursos
naturais. As experiências vivenciadas junto ao Assentamento Poções
mostraram o quanto é importante a valorização das percepções de uma dada
comunidade a respeito do ambiente em que vive. A pesquisa desdobrou-se
numa proposta de (EA) na perspectiva da recuperação e conservação dos
recursos naturais, a ser adotada pelo Instituto Federal Goiano – Campus
Ceres (IF Goiano) em atividades/projetos de extensão rural. Busca-se,
através desse tipo de intervenção, garantir o uso racional dos recursos
naturais do Assentamento e desenvolver uma nova perspectiva para a
atuação da Instituição enquanto executora de políticas públicas.