Alfabetização cartográfica no 5º ano do ensino fundamental
Resumo
A presente pesquisa teve por objetivo trabalhar alguns elementos da alfabetização cartográfica no 5º ano do ensino fundamental. Trata-se de pesquisa preliminar ressaltando-se a análise das noções cartográficas em sala de aula a partir do espaço concreto dos alunos até atingir escalas geográficas maiores, como município, estado, país, etc. A pesquisa foi voltada para alunos com idades que variam entre 10 a 14 anos de uma escola Municipal de Nova Iguaçu - RJ, situado no bairro de Comendador Soares. Para isso foi utilizado um vídeo explicativo sobre pontos de referência, pontos cardeais, lateralidade, mapas, atlas, etc.; um questionário para analisar os conhecimentos cartográficos dos alunos e um jogo interativo visando trabalhar através do mapa do Brasil o conceito de orientação (norte, sul, leste, oeste). Os resultados apontaram, e considerando-se que a temática já havia sido trabalhada em sala, que o ensino da cartografia é precário tratado de maneira superficial nas aulas, sem dar muita ênfase ao conteúdo.Palavras-chave
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