A INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA URBANA:UMA ANÁLISE DO SETOR HOTELEIRO DE CURITIBA – PR
Resumo
A presença nas cidades de novas atividades de comércio e serviços
especializados voltados principalmente à demanda das empresas globais,
característica da internacionalização da economia, se apresenta como
aspecto significativo para a atual reestruturação do espaço urbano,
desencadeando a acentuação do uso seletivo do solo e a emergência de
novas centralidades ou centros de consumo de bens e serviços de padrão
diferenciado. Neste contexto, o presente estudo se propõe a compreender
como esta dinâmica se materializa na cidade de Curitiba, verificando os
fatores que contribuíram para a sua efetivação, bem como as principais
transformações a ela associadas, em especial a ascensão de uma nova
centralidade para a cidade ou de um centro de consumo de bens e serviços
com padrão de qualidade internacional, qual seja, o bairro Batel.
Palavras-chave
Internacionalização; Curitiba; economia urbana; setor hoteleiro
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/geografar.v2i2.12102
Revista Geografar ISSN: 1981-089X



