O livro didático e o desempenho pedagógico: anotações de apoio à escolha do livro texto
Resumo
Ainda que praticamente inexistam estudos sobre a forma de uso e
os efeitos do livro didático em sala de aula, seu papel no processo de
ensino e aprendizagem tem sido, no Brasil e até o momento, indiscutível.
Não raro o adulto lembra mais facilmente o nome do autor do livro
didático de uma dada disciplina do que o nome do professor que o
indicou. Por outro lado, a velocidade de produção de novos tItulos
didáticos pelo mercado editorial indica que continua sendo este o grande
recurso instrucional nas salas de aula do país.
Sobre o professor tem recaído a responsabilidade de selecionar o livro a ser adquirido e que terá a função de auxiliar o desempenho pedagógico (entendido como relação professor/ensino/currículo) em Geografia. Assim, o livro didático não e, em si, responsável por um bom ou medíocre desempenho. Como instrumento ele serve a um fim, às intenções do plano de trabalho elaborado. Por esta razão importa, sobretudo, que o professor tenha clareza quanto a seus objetivos antes de fazer a escolha do título. Mas é necessário, também, que ele disponha de informações sobre o livro didático num contexto amplo, de forma a apoiar uma análise crítica que permita uma adequada comparação e seleção do material a ser utilizado em aula.
O presente texto, que deseja-se sirva como auxílio a esta tarefa, traz, na primeira parte, algumas idéias discutidas por especialistas da área de Educação em publicações sobre o livro didático. Tais obras nem sempre são racilmente disponíveis, visto que estão em bibliotecas ou setores especializados das livrarias que, de modo geral, não são procurados por professores de Geografia, seja por desconhecimento, por impossibilidade de acesso ou por falta de tempo.
Na segunda parte foram apontadas conclusões selecionadas em artigos elaborados por profissionais de Geografia e facilmente disponíveis no Estado. Portanto, em relação aeles, não justifica-se um registro mais demorado.
Sobre o professor tem recaído a responsabilidade de selecionar o livro a ser adquirido e que terá a função de auxiliar o desempenho pedagógico (entendido como relação professor/ensino/currículo) em Geografia. Assim, o livro didático não e, em si, responsável por um bom ou medíocre desempenho. Como instrumento ele serve a um fim, às intenções do plano de trabalho elaborado. Por esta razão importa, sobretudo, que o professor tenha clareza quanto a seus objetivos antes de fazer a escolha do título. Mas é necessário, também, que ele disponha de informações sobre o livro didático num contexto amplo, de forma a apoiar uma análise crítica que permita uma adequada comparação e seleção do material a ser utilizado em aula.
O presente texto, que deseja-se sirva como auxílio a esta tarefa, traz, na primeira parte, algumas idéias discutidas por especialistas da área de Educação em publicações sobre o livro didático. Tais obras nem sempre são racilmente disponíveis, visto que estão em bibliotecas ou setores especializados das livrarias que, de modo geral, não são procurados por professores de Geografia, seja por desconhecimento, por impossibilidade de acesso ou por falta de tempo.
Na segunda parte foram apontadas conclusões selecionadas em artigos elaborados por profissionais de Geografia e facilmente disponíveis no Estado. Portanto, em relação aeles, não justifica-se um registro mais demorado.
Palavras-chave
livro diádico; desempenho pedagógico; livro texto
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