Reflexões da prática docente: como a pós-graduação impactou no fazer pedagógico

  • Josinaldo Barboza Bezerra Universidade Estadual de Roraima
  • José Levi Furtado Sampaio Universidade Federal do Ceará

Resumo

O conhecimento decorre da articulação de saberes que envolvem a capacidade de perceber e interpretar realidade cotidiana da sociedade. O ensaio é fruto de estudo elaborado a partir da proposta da disciplina de Estágio do Curso de Doutorado em Geografia da Universidade Federal do Ceará – UFC - no ano letivo de 2016. Para realização do artigo foi realizado um experimento com os alunos de Prática Profissional em Geografia da UERR. O experimento teve como norte aplicação metodológica de educar com pesquisa, envolvendo leituras bibliográficas, pesquisa de campo, observação in loco, pesquisa documental e realização de um colóquio para discutir a realidade pesquisada. Dentre os resultados é possível afirmar que na educação com pesquisa a aprendizagem ocorre no processo, em que alunos e professores interagem numa relação horizontal de convivência. 

Biografia dos Autores

Josinaldo Barboza Bezerra, Universidade Estadual de Roraima
Professor de Geografia da Universidade Estadual de Roraima e Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Ceará.
José Levi Furtado Sampaio, Universidade Federal do Ceará
Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará.
Publicado
08/08/2017
Como Citar
BEZERRA, Josinaldo Barboza; SAMPAIO, José Levi Furtado. Reflexões da prática docente: como a pós-graduação impactou no fazer pedagógico. Geosaberes, Fortaleza, v. 8, n. 15, p. 143 - 153, ago. 2017. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/540>. Acesso em: 12 nov. 2018.
Seção
ARTIGOS

Palavras-chave

Educação com Pesquisa; Prática Docente; Ensino Superior.