LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA PUBLICADOS ENTRE O FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX: ideais republicanos educacionais e concepções de saber escolar
Resumo
A discussão apresentada busca contribuir com os estudos acerca da
constituição da disciplina escolar Geografia no cenário brasileiro, sob
uma perspectiva histórica, tomando o livro didático como principal
fonte de pesquisa. Os estudos sob esta perspectiva têm priorizado um
olhar diferenciado sobre as fontes e as produções históricas,
oportunizando, em sua diversidade teórico-metodológica, enveredar pelos
meandros traçados pelo ensino da Geografia ao longo da sua trajetória.
Ao estudarmos as últimas décadas do século XIX e início do século XX,
percebemos que, no período, já se estabelecia um debate a respeito de
importantes reformas para o ensino dessa disciplina sob os pressupostos
de uma Geografia escolar de base científica e moderna, sobretudo, a
partir do método intuitivo por meio das lições de coisas. Contudo,
nossas análises apontam para a existência de uma prática de ensino de
geografia pautada por um movimento de mudanças e permanências.
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PDFDOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2018v12n1.38221
ISSN: 1982-3878




